top of page
Buscar

Vanamali Devi Mataji

Foto do escritor: Nani RodriguesNani Rodrigues

Atualizado: 18 de abr. de 2024


Vanamali Mataji é a Shakti manifestada, através das ações pautadas no Conhecimento e devoção, ela é um verdadeiro canal potente do Divino. Ela transborda puro amor dos olhos, nos inebria de paz com seu sorriso doce. Colher o néctar de sua sabedoria que aflora através de suas palavras firmes e cheias de humor é um verdadeiro presente da Natureza para a humanidade. Sua presença inunda quem estiver por perto de tranquilidade e acolhimento.


Peço licença para escrever algumas palavras e para registrar aqui no blog um pouquinho da história de Mataji, que é contata em seu site (cito o endereço no final do artigo).


Desde a juventude, Mataji queria encontrar um Guru que a ajudasse e permitisse que ela ficasse cara a cara com Krishna, sua sede de encontrar um Guru com quem pudesse se comunicar e obter conselhos pessoais era muito forte.

Ela fez uma peregrinação por todo o Himalaia, finalmente chegando a Rishikesh – uma cidade sagrada nas margens do Ganges, famosa pelo número de iogues que viviam no local. Depois de muitas provações, encontrou o local perfeito para ela montar um Ashram.

 


Foi em Rishikesh que ela encontrou seu guru: Sri Jayendra Saraswathi Swamigal, que a iniciou no caminho do advaita.


(leia a história completa do encontro de Vanamali Mataji com seu guru no site dela: vanamaliashram.org)

 


Vanamali Gita Yogashram

Localizado no sopé do Himalaia, com o rio Ganges correndo logo abaixo de seu jardim, na cidade sagrada de Rishikesh, no norte da Índia, está o ashram de abundante natureza ao seu entorno, energia acolhedora e contagiante que nos dá uma sensação de estarmos em casa, assim passamos do portão para dentro.

Vanamali é um dos nomes de Sri Krishna, que é o Senhor e Mestre do Vanamali Ashram.


O Ashram, é muito bem administrado graças aos esforços constantes de Mohanji, primo de Vanamali que a auxilia nessa nobre causa há mais de 30 anos. Mataji o considera 'seu querido irmão, amigo e companheiro' cujo apoio e dedicação ilimitados contribuíram muito para o funcionamento preciso do Vanamali Gita Yogashram.


Além das atividades espirituais, como puja matinal diária, meditação noturna, aarti e satsang, bem como palestras da Bhagavadgītā, Mataji e Mohanji estão envolvidos em projetos de serviço social, como a adoção de uma pequena aldeia - Gaja, localizada em Garhwal, no Himalaia, onde as necessidades de saúde e saneamento dos moradores são cuidadas, como doação de roupas, alimentos e ajuda na educação e a criação de escolas nessa região no alto das montanhas.



Olhando para trás, Mataji diz que toda a sua vida foi moldada por Sri Krishna, como parte do plano cósmico. “Não tinha objetivo, estou realizada e contente. Nunca planejei nada. Na minha vida tudo aconteceu do jeito que tinha que acontecer.”



A partir do ano de 1995, a convite de seus devotos, Mataji realiza palestras na Índia e no exterior, sobre diferentes aspectos do Sanatana Dharma e ensinamentos de Sri Krishna no Srimad Bhagavadgītā, ela já viajou por locais como Itália, Alemanha, França, Suécia, Israel, EUA, Reino Unido, Singapura, Malásia, Egito e Brasil.

Mataji normalmente reside no ashram no inverno, de outubro a março. Durante o verão, ela está em turnê ou em seu retiro nas montanhas.


Mataji segue o bhakti marga (caminho da devoção) baseado no advaita, segundo ela: “bhakti (devoção) sem jnana (Conhecimento) leva ao fundamentalismo como está acontecendo agora em todo o mundo.” É por isso que bhakti yoga vem somente depois de jnana e karma na Bhagavadgītā.

Mataji diz que não se considera uma yoginī ou sadhu, mas uma gopi de Sri Krishna.

Ela usa apenas roxo porque diz que é a cor de Krishna na transcendência.


Escritora prolífica, ela escreveu 20 livros sobre diferentes aspectos do Hinduísmo, sendo o lançamento: "Hindu Festivals of Bharat" o vigésimo livro lançado por ela. Destaco a obra chama Nitya Yoga com comentários e explicações sobre cada verso da Bhagavadgītā, uma preciosidade!



Sua didática é impecável e acessível. Além de seus inúmeros livros Mataji criou a adiveda.org: uma organização dedicada a compartilhar a sabedoria do Sanatana Dharma. Sugiro que se inscrevam no site, para saber mais sobre cursos, retiros e acessar os artigos escritos por Mataji, recheados de ensinamentos preciosos. Por falar em ensinamentos, há disponível o estudo da Bhagavadgītā conduzido por Mā, capítulo a capítulo. O estudo feito no ashram foi gravado e as gravações podem ser acessadas mediante doações.


Em seu instagram @vanamalikrishna são transmitidas as pujas diárias em seu ashram. É lindo acompanhar. Essa é mais uma das forma em que Mataji se mostra acessível à todos. Foi através dos estudos online que pude conhecê-la há cerca de quase 2 anos. A cada aula e estudo que assistia, ainda que de longe geograficamente falando, só me fazia sentir a Shakti manifestada através dos ensinamentos de Mataji. Por isso fui à Rishikesh conhecê-la.



Minha busca por encontrar uma professora que me inspirasse através de seu exemplo de vida e forma de ensinar foi sanada quando em janeiro de 2024, pude conhecer pessoalmente essa prof. querida. Não tive um longo período de convivência com ela, apenas o tempo suficiente para que o respeito e admiração que sinto por essa grande professora só firmassem ainda mais em meu coração.


Agora, de volta em casa no Brasil, sigo acompanhando-a, novamente online. A distância geográfica é detalhe, pois Mataji está próxima, está aqui, dentro do coração. Indico seu trabalho para todos, pois ele é digno de admiração.


Esse artigo é uma mera homenagem e reverência à essa guru querida. Uma grande inspiração para minha jornada de Conhecimento.




Jai Mataji

Hari Aum tat sat





Acesse:

www.vanamaliashram.org/ o site da Mataji que foi a fonte de pesquisa para esse artigo.

No instagram siga: @vanamalikrishna (diversas das fotos do artigo, foram retiradas do ig dela nessa rede social).


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.

 by YOGA com NANI.

bottom of page