Então a prática te toca profundamente, a cada dia mais e os benefícios dela tomam uma proporção que vai muito além do que acontece no tapetinho, muito além de um bom treino de flexibilidade, equilíbrio ou força regadas com boas doses de relaxamento e reflexões.
Você sente no coração que é hora de saber mais desse corpo de conhecimento tão especial. E agora, qual é o passo seguinte?
Bem, o Yoga além de uma prática, é um estilo de viver que tem despertado cada vez mais o interesse de muitas pessoas. Com isso, o interesse em fazer um Curso de Formação em Yoga também tem aumentado e com o aumento dessa procura, a oferta também aumentou.
Cursos de 200, 300 e 500 horas são os padrões mais comuns que encontramos atualmente. A carga horário pode se dividir em formato extensivo (encontros mensais) ou intensivos (encontros diários).
O que vou aprender?
Um curso de Formação tem como um dos objetivos preparar os estudantes para serem professores de Yoga. Para isso, um bom curso irá abordar conteúdos sobre o histórico, os textos clássicos que formam a base para a prática, técnicas de Yoga, anatomia e fisiologia aplicadas a esse contexto, metodologia de ensino, entre outros aspectos relacionados à prática e à tradição que ela está inserida.
Outro objetivo da Formação é receber quem tem interesse em aprofundar os estudos e práticas, mas não tem a intenção de dar aulas depois. São pessoas que querem uma compreensão mais profunda do Yoga e adquirir independência para criar sua prática pessoal com segurança e coerência.
Além disso, por ser um vasto campo de estudos, professores já formados, costumam fazer outras formações, com o intuito de reciclar, continuar e lapidar o aprendizado estando junto de uma egrégora.
Mas é aí, como e qual curso escolher?
Algumas questões que você pode buscar as respostas na sua pesquisa:
Quem são os professores do curso?
Quanto tempo esses professores estudam, praticam e dão aula?
Com quem eles estudaram e estudam?
Qual a linha do curso? Esse curso foi organizado com base em quê?
Qual a carga horária do curso?
Quais conteúdos serão abordados?
Tenho afinidade com a proposta?
O que está incluso no curso?
Qual é o local?
Como é a forma de comunicação do atendimento quando você os procura para tirar dúvidas?
O valor é justo em relação ao que oferece?
As práticas têm coerência com a tradição e as devidas adaptações práticas para a atualidade?
É um curso inclusivo? Ou focado apenas em estilo e grupo específico de praticantes? Se sim, você se sentiria bem ali?
Tem a indicação de alguém conhecido que já estudou ali?
Existe um tempo de intervalo para que os alunos possam assimilar e praticar os conteúdos oferecidos?
Aqui, abro um parênteses para observar um cenário comum na atualidade:
O Yoga "fast-food"...Cuidado com promessas de certificação muito rápidas. Para tornar-se um bom profissional e antes de tudo, alguém com um bom embasamento de estudos firme, precisa de dedicação e prática de tudo aquilo que foi estudado. E para isso o tempo é necessário!
Além das questões acima, converse com seus professores de confiança, com amigos que já praticam há muito tempo e peça indicações.
Saiba que além do conteúdo, o acolhimento, as vivências e aprendizados compartilhados entre os colegas de turma, também ensinarão muito e ampliarão sua rede de amigos. Sim, fazemos grandes amigos nesse ambiente!
Um bom curso, além de ensinar técnicas, fará você refletir sobre diversos aspectos onde o Yoga se encaixa na vida e pode te impulsionar para grandes reflexões pessoais e de seu papel no mundo.
Uma vez tomada a sua decisão, dedique-se. Esforce-se. Estude e pratique muito. Curta a jornada.
Quando você entrega disciplina no plantio, a colheita através do que o Yoga nos ensina pode ser muito doce e transformadora!
Gostou da reflexão? Tem mais algum ponto para compartilhar sobre essa pesquisa? Deixe um comentário e vamos refletir juntos!
Comments